Primeiro nossos pequenos foram até o Shopping Prais de Belas, porque tinham combinado com o Coelho que iriam lá visitar o cantinho especial sobre A "Floresta Encantada de Páscoa" com diversas atrações junto a personagens que retratam uma floresta, local onde são fabricados os ovos de chocolate.
Um espaço montado na Praça da Magia reproduziu uma floresta mágica, habitada por graciosos coelhos atarefados na produção dos ovos de Páscoa. Nesse bosque encantado cercado de muito verde, dois personagens chamam a atenção: uma sábia árvore conselheira e um atrapalhado sapinho-show. De um jeito divertido, as crianças aprenderam junto com eles os cuidados com o meio ambiente.
A "Floresta Encantada de Páscoa" também conta com uma árvore gigante com um escorregador que sai do seu tronco.As crianças puderam participar livremente das atividades de pinturas de desenhos. A Árvore Falante e o Sapinho Cantador também deram um show à parte.
Depois desse fantástico passeio marcado com o Coelho, os pequenos queriam conhecer a casa em homenagem ao patrono da nossa Biblioteca da escola, o Mário Quintana, então fomos seguindo viagem rumo a CASA DE CULTURA MÁRIO QUINTANA...
A Casa de Cultura Mario Quintana é uma instituição ligada à Secretaria de Estado da Cultura/Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
A história da Casa de Cultura Mario Quintana tem início em julho de 1980, com a compra do antigo prédio do Hotel Majestic, pelo Banrisul. Em 29 de dezembro de 1982, o governo do Estado adquiriu o Majestic do Banrisul e, um ano mais tarde, o prédio foi arrolado como patrimônio histórico, tendo início, a partir de então, sua transformação em Casa de Cultura. No mesmo ano, através da Lei 7.803 de 8 de julho, recebeu a denominação de Mario Quintana, passando a fazer parte da então Subsecretaria de Cultura do Estado.
A obra de transformação física do Hotel em Casa de Cultura, entre elaboração do projeto e construção, desenvolveu-se de 1987 a 1990. O projeto arquitetônico foi assinado pelos arquitetos Flávio Kiefer e Joel Gorski, os quais tiveram o desafio de planejar 12.000 m2 de área construída para a área cultural, em 1.540m2 de terreno. Em 25 de setembro de 1990 a casa foi finalmente aberta.
Os espaços da Casa de Cultura Mario Quintana estão voltados para o cinema, a música, as artes visuais, a dança, o teatro, a literatura, a realização de oficinas e eventos ligados à cultura. Eles homenageiam grandes nomes da cultura do Estado do Rio Grande do Sul.
Por último, nossos pequenos foram conhecer o Museu de Ciências Naturais.
Fundado em 1955, é um órgão de pesquisa que desenvolve estudos de fauna e flora, atual e fóssil e ecossistemas terrestres e aquáticos. Tem cerca de 3.000m², que inclui laboratório, gabinetes, salas de exposições e de coleções científicas, com um acervo constituído por mais de 432 mil exemplares de animais e plantas.
Promove a divulgação científica por meio da publicação de periódicos, guias e manuais de flora e fauna, mostra permanente da biodiversidade do Estado e exposições de curta e longa duração, temporárias e itinerantes, além de oficinas, cursos e projetos educativos voltados à comunidade escolar e ao público em geral.
Foi um dia muito legal, regado de muito divertimento e conhecimentos novos... Porto Alegre é quem ia fazer aniversário, mas com certeza o maior presente quem ganhou fomos NÓS!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário